Luzes de Natal em Lisboa 2020
Fotografia: Gabriell Vieira Natal em Lisboa (Rossio, 2020)
Fotografia: Gabriell Vieira

Os melhores mercados de Natal em Lisboa (e arredores)

Sugerimos os melhores mercados de Natal em Lisboa (e arredores) para entrar no espírito, apoiar negócios locais e ainda apanhar ar.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Começou a contagem decrescente para o Natal (que pode ser acompanhada com um destes lindos calendários do advento) e com ela surgem as primeiras notícias de mercados natalícios e surgir aqui e ali. Eles são a prova de que é possível fugir dos centros comerciais para tratar dos presentes, optando antes por bancas físicas e apoiando o comércio local. Há-os para todos os gostos, os que dão espaço aos pequenos negócios e à segunda mão, e os que não descuram a gastronomia e as diversões. Tome nota das melhores sugestões de mercados de Natal em Lisboa e arredores.

Recomendado: 17 mercados de Natal na Europa que valem a viagem

Mercados de Natal

  • Coisas para fazer

O Mercado de Natal do Rossio regressa à Baixa com bancas de artesanato, música ao vivo e uma “impressionante” exposição de bonecas centenárias. Não faltará também o famoso comboio de Natal, de acesso gratuito. A iniciativa da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP) tem início a 15 de Novembro e prolonga-se até ao dia 22 de Dezembro. Ao todo serão 70 as bancas de artesanato e o cartaz inclui a actuação da banda Os Bandalheira, bem como uma parada de Natal que irá incluir artistas circenses e várias personagens e mascotes relativas à quadra, além de um animador e de um Pai Natal. O último espectáculo, marcado para 21 de Dezembro, está a cargo do Rancho Folclórico da Malveira.

  • Coisas para fazer

O Natal em Cascais começa a 23 de Novembro, com a abertura da popular Cascais Xmas Village. O Parque Marechal Carmona volta a transformar-se numa aldeia encantada, onde até ao dia 5 de Janeiro de 2025 as famílias podem visitar a Casa do Pai Natal, a torre do mago, as oficinas de duendes, as renas de verdade e o presépio vivo (com camelos e tudo). As atracções não ficam por aqui: há ainda uma pista e uma rampa de gelo, um carrossel, uma mini roda, um comboio, uma aldeia nazarena, um acampamento romano, uma enorme árvore de Natal e, claro, banquinhas para comprar presentes artesanais. Os burros do Pisão juntam-se à festa, com passeios para os mais pequenos, que podem ainda entrar na casa dos doces para fazer pinturas faciais.

E este não é o único mercado natalício em Cascais. Aproveite a viagem e espreite também o Mercado de Natal de Cascais, junto à baía (onde está a roda gigante).

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • São Sebastião

O Wonderland arranca a 29 de Novembro e prolonga-se até 5 de Janeiro. Espera-se assim o regresso da famosa roda gigante, da popular pista de gelo e, claro, das restantes atracções que animam o Parque Eduardo VII nesta época do ano. No espaço aberto de mais de dez mil metros quadrados, brilham também as luzes, o mercado e a árvore de Natal, entre outras atracções para miúdos e graúdos. A entrada é livre, mas algumas actividades podem ser pagas, à semelhança das edições anteriores.

  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Até 5 de Janeiro, a Aldeia de Natal, localizada junto à Baía do Seixal, recebe público de todas as idades. O recinto inclui uma árvore de Natal, mas também uma pista de gelo, carrinhos de choque no gelo (bumper cars on ice, em bom estrangeiro), um comboio turístico, um carrossel ao estilo parisiense e ainda um trampolim povoado por duendes, entre outras atracções especialmente convidativas para os mais pequenos. Mas a Aldeia de Natal do Seixal não fica por aqui. Quando estiver tudo visto em terra, pode sempre embarcar numa viagem pelo Tejo, num passeio a bordo de uma embarcação tradicional com o título Natal à Vela. A aldeia inclui ainda várias opções de street food e esplanadas com a gastronomia típica da região.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Sintra

O Reino do Natal de Sintra está de regresso às ruas da vila histórica. Entre 1 e 31 de Dezembro, o evento, que mantém o propósito solidário, vai povoar o Parque da Liberdade com fadas, duendes, bonecos de neve e renas de brincar. Conte com um mercado de Natal montado no Terreiro Rainha D. Amélia. A programação gratuita inclui animação de rua, teatro, espectáculos de circo, concertos e videomapping.

  • Coisas para fazer
  • Chiado/Cais do Sodré

Num ano em que as ruas do Bairro Alto se iluminam pela primeira vez com luzes de Natal, a associação de comerciantes e empresas desta zona da cidade promovem um mercado natalício naquele que é o seu local mais privilegiado, o Miradouro de São Pedro de Alcântara, onde está uma árvore de Natal com 11 metros de altura. Além das barraquinhas e bancas, conte com agenda até dia 6 de Janeiro. Há noites de fado, de quinta a sábado e um concerto de Avô Cantigas no dia 20 de Dezembro, às 11.00.

Publicidade
  • Coisas para fazer

O Natal está a chegar a Almada com um mês recheado de propostas variadas. “Feliz Almada” conta com artistas como Marisa Liz (dia 6) e Herman José com o espetáculo One Man Show (dia 7). A restante programação irá contar com Circo de Natal com apresentação de Rodrigo Gomes (dia 8); Carminho (dia 15); Almada XMAS Comedy Night com Carlos Pereira, Ricardo Maria, Ana Arrebentinha e David Cristina (dia 20); Carolina de Deus com a convidada Nena (dia 21) e magia com David Sousa (dia 22). Estes espetáculos vão acontecer no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz. 

  • Coisas para fazer
  • Avenida da Liberdade

Uma feira na Avenida da Liberdade não é novidade para ninguém, mas a partir de 7 de Dezembro, as bancas pintam-se com tons especiais. Aos 130 vendedores juntam-se, por estes dias, algumas atracções natalícias, a pensar sobretudo nos mais pequenos. Conte encontrar um mágico, de 7 a 13 de Dezembro e uma banda de Natal no dia 14. Depois de dia 16, a feira regressa a 28 e 28 de Dezembro.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lumiar

Não vamos ter Santos Populares em Dezembro, mas o Lumiar vai dedicar mais uma edição deste grande arraial à quadra natalícia. No Jardim Professor Caldeira Cabral, junto ao Metro de Telheiras, conte dar de caras com um evento dividido em zonas temáticas e de entrada livre. Além das diversões, a pensar especialmente nos mais pequenos, o arraial natalício conta ainda com bancas de produtos artesanais. Um dos destaques vai para a Floresta Encantada, um parque de bolas gigante com 100 metros quadrados que promete apelar sobretudo aos mais novos, e um percurso de arborismo. Conte, naturalmente, com comes e bebes para ajudar a repor os níveis de energia. Acontece de 6 a 29 de Dezembro.

  • Coisas para fazer

São Domingos de Benfica celebra o Natal com um mercado, como não podia deixar de ser. As barraquinhas são montadas em Sete Rios, na praça em frente ao Jardim Zoológico. Além de compras, há ainda um cartaz de atracções musicais, do gospel ao coro da freguesia, do rock ao regresso dos Onda Choc.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Com epicentro no Mercado de Santa Clara, o evento terá várias bancas, workshops, cânticos de Natal, uma noite de comédia e uma acção solidária a decorrer. Todas as actividades são gratuitas. Mas fora das paredes do mercado, fica uma das atracções mais anunciadas pela Junta de Freguesia de São Vicente, o Bosque Encantado, no Jardim Botto Machado. Durante quatro dias, este recinto pensado para os mais pequenos contará com neve artificial, sessões de teatro infantil, leitura de contos, trabalhos manuais, pinturas faciais e uma casa do Pai Natal. O espaço funcionará entre as 10.00 e as 21.00. No interior, decorre, a partir de dia 20, das 10.00 às 18.00, um mercado com mais de 40 marcas de empreendedores, artistas e criativos locais.

Compras de Natal em Lisboa

  • Compras

As últimas semanas do ano são conhecidas pelo puzzle de jantares em que a agenda se transforma, sejam planos entre amigos, colegas ou familiares. Uma azáfama. Multiplicam-se também os sorteios de amigo secreto, o que significa que está a chegar a altura de pensar no que vai dar ao comparsa que lhe calhou na rifa. Comece a riscar nomes da lista, com estas ideias de presentes para o amigo secreto – há umas sugestões mais parvas do que outras, mas todas com utilidade, por muito mínima que seja, e a pensar em todos os orçamentos.

Recomendado: Do batom ao vibrador: 30 calendários do advento para o Natal

  • Compras

A moda das ugly christmas sweaters (ou camisolas de Natal feias) parece ter vindo para ficar. Se há quem goste de se aprumar e vestir a sua melhor roupa na consoada, outros há que sacrificam o bom gosto em nome da ideia de um Natal colorido, estridente, quentinho e confortável. Para esses, juntámos uma dúzia de sugestões. São para todas as idades e níveis de audácia. Na noite de Natal (ou nos dias anteriores e seguintes), vista-se a rigor e use uma destas para abrilhantar a quadra.

Recomendado: Do batom ao vibrador: 30 calendários do advento para o Natal

Publicidade
  • Compras
  • Presentes e lembranças

Sabia que o primeiro cartão de Boas Festas de que há registo em Portugal data de 1839? Foi desenhado por D. Fernando II (marido da rainha D. Maria II) e tinha como destinatários os seus familiares espalhados pela Europa, rainha Vitória incluída. Está na altura de recuperar o envio de postais de Natal pelo correio. Claro que pode sempre entregar em mão ou colocar junto a um presente, se bem que colar-lhe um selo e colocá-lo no marco do correio dá-lhe outro valor. Fique com 12 sugestões de postais natalícios para arrancar sorrisos, talvez algumas lágrimas.

Recomendado: Onde comprar pinheiros naturais em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade